domingo, 30 de junho de 2013

A Luta é um tema que levanta grandes questionamentos no meio escolar.
Alguns argumentam que falta vivência dos professores, tanto na vida pessoal como no âmbito acadêmico, para a abordagem do tema. Além disso, muitos manifestam preocupação com o fator violência, que julgam ser intrínseco às práticas de luta. Estes problemas incompatibilizariam e restringiriam as possibilidades de abordagem deste conteúdo na escola.
Mas será que de fato a luta gera a violência?
É importante dizer que as lutas são um conteúdo oficial da disciplina de Educação Física, apresentado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Esse documento não apenas define as lutas como um conteúdo a ser trabalhado, como também aponta alguns caminhos para que o professor desenvolva esse trabalho junto aos alunos.
E como o professor como pode ensiná-las se nunca praticou nenhuma luta?
Os vídeos e as vivências trazidas pelo professor nos mostraram algumas formas de se trabalhar com lutas, mesmo não sendo praticante de nenhum tipo de luta, abrindo possibilidades de levantamento de conhecimentos, pesquisa, vivência e ressignificação, ampliação e aprofundamento, produção e avaliação.

Obs.: Marina Leme passou a integrar o grupo

Um comentário:

  1. Prezados Alex, Bruno, Paula, Rodrigo e Vitor
    Bastante interessante a bricolagem apresentada neste blog. Além de imagens, vídeos e textos, publicaram uma entrevista com uma crianças. Isso demonstra que compreenderam bem a pedagogia da cultura corporal. Todos os grupos produzem cultura e todos os indivíduos atribuem significados às coisas do mundo. Se desejamos uma sociedade mais democrática e menos desigual, é fundamental reconhecer cada sujeito, seus posicionamentos e saberes.
    Felicitações,
    Marcos Neira

    ResponderExcluir