A Luta é um tema que levanta grandes questionamentos no
meio escolar.
Alguns argumentam
que falta vivência dos
professores, tanto na vida
pessoal como no âmbito acadêmico, para
a abordagem do tema. Além disso, muitos manifestam preocupação
com o fator violência, que julgam ser intrínseco às práticas de
luta. Estes problemas
incompatibilizariam e restringiriam
as possibilidades
de abordagem deste conteúdo na escola.
Mas será que de fato a luta gera a violência?
É importante dizer que as lutas são um conteúdo
oficial da disciplina de Educação Física, apresentado pelos
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Esse documento não apenas define
as lutas como um conteúdo a ser trabalhado, como também aponta
alguns caminhos para que o professor desenvolva esse trabalho junto aos alunos.
E como o professor
como pode ensiná-las se
nunca praticou nenhuma luta?
Os vídeos e as
vivências trazidas pelo professor nos mostraram
algumas formas de se
trabalhar com lutas, mesmo não sendo
praticante de nenhum tipo de
luta, abrindo possibilidades de levantamento de
conhecimentos, pesquisa, vivência e
ressignificação, ampliação
e aprofundamento, produção
e avaliação.
Obs.: Marina Leme passou a integrar o grupo
Prezados Alex, Bruno, Paula, Rodrigo e Vitor
ResponderExcluirBastante interessante a bricolagem apresentada neste blog. Além de imagens, vídeos e textos, publicaram uma entrevista com uma crianças. Isso demonstra que compreenderam bem a pedagogia da cultura corporal. Todos os grupos produzem cultura e todos os indivíduos atribuem significados às coisas do mundo. Se desejamos uma sociedade mais democrática e menos desigual, é fundamental reconhecer cada sujeito, seus posicionamentos e saberes.
Felicitações,
Marcos Neira