quinta-feira, 9 de maio de 2013

Entrevista sobre Queimada com o Julio, 13 anos, filho da Paula, que explicou várias queimadas praticadas na sua escola. Ele e seus amigos jogam Carimbo pelo menos 3 vezes por semana, no recreio...

CARIMBO

Podem jogar quantos quiserem. É usada apenas uma bola. O campo é só um, onde todos tentam queimar e não ser queimos. Não há times, mas vão se formando grupos de aliados, para trocarem proteção. Se o jogador A queima o jogador B, este sai do campo; se um jogador C queimar o jogador A, A sai de campo e B volta para o jogo. Se um jogador queimou um monte de jogadores, quando ele for queimo ele sai e todos voltam. Se A tentar queimar B, mas B segurar a bola, então A está queimo. Se A tentar queimar B, a bola bater em B e for pega por C, A estará queimado por C. O jogo começa com um chute na bola. Quando só estiverem 3 jogadores não haverá mais volta ao jogo, para que siga até o fim, mas isso é raro de acontecer. Normalmente o jogo acaba quando acaba o recreio, sem vencedor. Quando o jogo fica monótono, sem ninguém queimar ninguém durante alguns minutos, um dos jogadores em campo pode chutar a bola e tudo recomeça.


QUEIMADA DE COLETES

Os jogadores se dividem em dois times, cada um ocupando metade da quadra. Para jogar essa queimada, precisa ter coletes de 5 cores, que serão usados da seguinte forma: a cor que tiver mais coletes será a primeira, e assim por diante, até a cor que tiver menos coletes, que será a quinta. Cada vez que um jogador é queimo, ele coloca um colete, seguindo a ordem estabelecida, e continua jogando. Enquanto o jogador estiver dentro da quadra ele pode ser queimado, mesmo que já tenha sido uma vez. Só quando sair da quadra para pegar seu colete estará imune. Se algum jogador sair da quadra sem motivo também pegará ou trocará o colete. O jogador que Só sairá do jogo o jogador que for queimado quando já estiver usando o 5º colete e perderá o jogo o time que perder 5 jogadores. Não há morto. Deve ser jogado com várias bolas, que podem ser de diferentes tamanhos.
Regras para queimar: 1. O jogador só é queimado se a bola, depois de bater nele, cair no chão em campo, mesmo que bata em parede ou outro jogador. Se ele segurar a bola, está salvo. Se a bola, depois de bater num jogador, for pega por outro jogador, o primeiro fica salvo.


QUEIMADA DE PINOS

Também são dois times, cada um ocupando metade da quadra. Cada time tem 3 pinos de cores diferentes, iguais para os dois times, que são espalhados nas linhas de fundo da quadra de vôlei: um deles dá a vitória ao time lançador, o outro queima o lançador e o outro salva todos os queimados do time do lançador. Cada time tratará de proteger seus pinos favoráveis mas não podem impedir que eles caiam ou derrubá-los, sob pena do cumprimento da regra do pino. Quem for queimado sai da quadra até a próxima partida ou que seu time consiga salvar todos.


QUEIMADA VALE-TUDO

Também são dois times, cada um ocupando metade da área principal da quadra, por exemplo, se for uma quadra de futebol de salão e de vôlei, os vivos ocuparão a quadra de vôlei; se tiver como tirar as traves de gol, os vivos podem ocupar todo o campo de futebol e os mortos ficarão nas laterais e fundos. Começa o jogo com todos os jogadores em seus campos. Cada time começa com uma ou duas bolas e o objetivo é queimar todo o time adversário. Regras para queimar: 1. O jogador só é queimado se a bola, depois de bater nele, cair no chão em campo, mesmo que bata em parede ou outro jogador. Se ele segurar a bola, está salvo. Se a bola, depois de bater num jogador, for pega por outro jogador, o primeiro fica salvo. Os jogadores queimados vão para o morto, que é a área entorno do campo do adversário. O morto pode queimar, o que também lhe dará o direito de voltar ao campo dos vivos. Se ele queimar um morto adversário, ele só volta aos vivos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário